top of page

DR. MARCUS VINÍCIUS DREHER JR

DSC_6892.JPG

Marcus Vinícius Dreher Júnior

CREMERS: 27289

 

Graduação em Medicina na Universidade Federal de Ciências da Saúde de Porto Alegre

Especialização em Cirurgia Geral na Ulbra

Especialização em Cirurgia do Trauma no Hospital de Pronto Socorro de Porto Alegre

Especialização em Angiologia e Cirurgia Vascular na Pontifícia Universidade Católica do Rio Grande do Sul

Pós - Graduação em Ecografia Vascular na Escola de Ultrassonografia de Ribeirão Preto

 

Varizes = 38% da população possui varizes, dessa 45% são do sexo feminino e 30% do sexo masculino. São veias tortuosas e dilatadas que não funcionam com eficiência, prejudicando a circulação natural do sangue e acarretando inchaço, queimação, sensação de peso pernas, dores nas pernas e até mesmo as úlceras venosas nas pernas (feridas de difícil cicatrização). Aqueles “vasinhos” (telangiectasias) , que parecem teias de aranha, podem ser o primeiro sinal de que algo não está funcionando bem no corpo.

 

Escleroterapia e Crioescleroterapia = com Glicose, com Polidocanol, com Microespuma. É a administração de um medicamento dentro dos vasinhos doentes (que pode ser gelado à – 25 a 30 graus, para maior conforto e efetividade), que cria uma reação inflamatória, a qual vai lentamente fazer com que os vasinhos desapareçam. É realizada com o auxílio de um ar gelado à – 25 a 30 graus que proporciona alívio e conforto durante o procedimento.

 

Crioescleroterapia = o medicamento esclerosante é resfriado à menos 25 a 30 graus, para maior conforto e efetividade do tratamento.

 

Ar Gelado = ar gelado à menos 25 a 30 graus é aplicado na pele do paciente durante a escleroterapia e proporciona alívio e conforto durante o procedimento.

 

Tratamento Cirúrgico = Convencional (Safenectomia), Flebectomias,  Termoablação (Radiofrequência e Laser), com Espuma Ecoguiada.

 

Cirurgia Convencional é quando são realizadas incisões na virilha e na perna para retirada da veia safena magna ou parva através de um fleboextrator.

 

Flebectomias = são microincisões na pele para retirada das veias tributárias das safenas, veias reticulares e veias nutridoras.

 

Termoablação = por Radiofrequência ou Laser =  onde utilizamos uma fibra dentro da veia e, por meio de calor, em vez da retirada da veia safena magna ou parva, conseguimos secá-la sem incisões.

 

Espuma Ecoguiada = é uma técnica na qual administramos um medicamento em forma de microespuma e conseguimos secar as varizes.

 

Exames Diagnósticos: Consulta Vascular, Exame Físico, Fleboscopia (Veinlite) , Índice Tornozelo-Braço, Eco Doppler Vascular Venoso e Arterial.

 

Fleboscopia (Veinlite) = através de uma luz especial é possível visualizar com precisão as veias reticulares e nutridoras, que não são identificados apenas com a luz natural.

 

Eco Doppler Venoso = é capaz de examinar e entender toda a circulaçãoo venosa superficial e profunda, as veias safenas e perfurantes, veias de origem pélvica, as que tem refluxo ou obstruções e planejar o tratamento.

 

Trombose Venosa Profunda = quando um coágulo de sangue (trombo) obstrui o fluxo sanguíneo de uma veia e dificulta o retorno venoso para o coração. Normalmente, atinge as pernas e pode resultar em uma embolia pulmonar. Sintomas e sinais são: dor nas pernas (panturrilha), mudança de cor na pele da região afetada (pode ficar brilhante, azulada ou avermelhada), sensação de queimação, inchaço importante e aumento ou endurecimento das veias das pernas.

 

A Flebite ou Tromboflebite Superficial = é uma inflamação na parede das veias que normalmente afeta a região das pernas e é muito comum no verão. Seus sintomas mais frequentes são: vermelhidão, sensação de queimação, dor localizada e inchaço.  Caso não seja tratada adequadamente, a flebite pode agravar-se e evoluir para Trombose das Veias Profundas.

 

Trombose Venosa pode afetar os pulmões = A Embolia Pulmonar é devido aos coágulos (trombos) que obstruem as artérias pulmonares, a maioria desses trombos têm origem nas tromboses venosas dos membros inferiores. A Hipertensão Pulmonar é causada pela pressão arterial elevada nas artérias pulmonares obstruídas por trombos, que pode levar à insuficiência cardíaca.

 

Fatores de Risco para Varizes e Insuficiência Venosa = genética (70% dos casos são hereditários), obesidade (excesso de peso sobrecarrega o sistema venoso), sedentarismo (falta de exercícios piora a circulação), hormônios e gestações (alterações hormonais afetam o sistema venoso).

 

Varizes Pélvicas = podem causar sintomas como dores no abdômen, desconforto pélvico, dores durante a relação sexual, cólicas fortes no período menstrual e , principalmente, as varizes nas pernas. O diagnóstico é feito com EcoDoppler Vascular, Tomografia Computadorizada e Ressonância Nuclear Magnética.

 

Erisipela = é uma infecção cutânea causada por uma bactéria que atinge os tecidos linfáticos e que costuma afetar mais as pessoas idosas, mas pode ocorrer em qualquer idade. Normalmente essa bactéria pode entrar na pele por meio de uma frieira nos pés, uma picada de inseto, arranhão na perna ou pé, um calo ou rachadura nos pés.  Uma vez instalada, ela pode acarretar febre e calafrios, dor pernas, vermelhidão, ínguas, inchaço, fadiga e mal-estar geral.

 

Linfangite = é uma inflamação que atinge o Sistema Linfático, responsável por capturar o excesso de líquido intersticial (linfa) rico em proteínas e nutrientes, e leva-lo de volta para a circulação. Ao ficar inflamado, o Sistema Linfático para de funcionar e deixa de levar a linfa para a circulação, fazendo com que o líquido fique represado no local, determinando na maioria dos casos: vermelhidão, calor e inchaço. Uma causa frequente de Linfangite é a Erisipela, causada por uma infecção bacteriana específica dos vasos linfáticos.

 

"Vasinhos” (Telangiectasias) são como galhos de uma árvore: assim como nas árvores, onde o tronco, os galhos e as folhas são alimentadas com nutrientes absorvidos pelas raízes, os vasinhos nas pernas também são alimentados pelas chamadas veias nutridoras. A melhor forma de eliminar os vasinhos é identificar e tratar as veias nutridoras, caso contrário, outros vasinhos continuarão a surgir.

 

Telangiectasias ou Microvasos = são a primeira queixa do paciente, são os chamados “vasinhos” ou aranhas vasculares. Muito finos, azulados ou avermelhados e localizam-se na derme (camada intermediária da pele, logo abaixo da epiderme).

 

Reticulares (Nutridoras) são vasos um pouco maiores, que possuem entre 1 e 3 milímetros de diâmetro e, de modo geral, nutrem os vasos menores (“vasinhos”).

 

Varizes são veias subcutâneas dilatadas, com 3 milímetros ou mais, na posição em pé. Causam  dores tipo peso e cansaço e complicações como tromboflebite superficial, úlceras venosas e trombose venosa profunda.

 

Linfedema é uma doença crônica que se manifesta pelo acúmulo de líquidos e alterações da pele ocasionadas por insuficiência na circulação linfática. É fundamental o diagnóstico na fase inicial, pois o tratamento e a orientação podem evitar a progressão para formas avançadas e limitantes.

Rua Canoas, 241 - Centro - Dois Irmãos

(51) 3564.6068

(51) 99213.2333 

whatsapp-transparete-branco.png
telefone-branco.png
bottom of page